(fotografia de
bleubird vintage)
há muito tempo que queria falar deste assunto aqui no blog. abordar e ouvir opiniões sobre os blogs chamados de "profissionais".
este termo, em inglês, define-se como um "pro profit blog" e é um cenário que em portugal praticamente não se põe (ainda) mas que nos EUA é uma realidade e um mercado muito interessante.
resolvi falar sobre isto ao ler os
FAQ do blog bleubird vintage, que sigo regularmente pois sou uma fã do estilo pessoal da miss james. e sim, é por isso e apenas por isso que o sigo, adoro as fotos, as combinações e os links que ela propõe. é também engraçado "seguir" uma vida tão diferente da nossa, pela cultura e pelas opções. já tinha percebido que se tratava de um blog profissional e que ela assumidamente vivia do mesmo, mas só no outro dia resolvi analisar o negócio em si. então vamos lá fazer umas contas e dar a perceber este cenário para quem nunca pensou nele:
- 34.000 visitas por dia (WOW!!!)
- 46 patrocinadores (lojas/blogs que fazem lá publicidade)
- ofertas quase semanais de produtos para serem referenciados, apenas por livre escolha da autora. ou seja, as marcas enviam roupas, calçado, acessórios, para ela usar e, se gostar fazer referência no blog
- várias referências em revistas de moda e outros blogs da especialidade
- claro que a isto tudo, ajuda muito o facto de a qualidade fotográfica ser muito, muito boa (o pai da família é fotógrafo) e o facto de a família se juntar para fotos bem divertidas como a que está aqui em cima
- agora apenas um pequeno número para pensar: se cada anúncio custar 50 euros por mês (e eu digo-vos por experiência que com certeza será bem mais) o lucro deste blog será de 2300 euros por mês, fora ofertas.
- que tal? parece um bom trabalho ou não? a mim parece-me:D
vamos a outro exemplo também muito famoso. quem não conhece e lê o
swiss miss? aqui é muito simples, há um patrocinador semanal, que paga 500 USD por semana para lá estar. as contas aqui são bem fáceis:D
e podíamos continuar por um sem nº de blogs que o fazem e fazem muito bem.
também há aqueles que se denominam de "add free blog", o que deve ter sido uma consequência desta tendência que com certeza cansou alguns leitores que preferem ler um blog "limpo" de publicidade.
por cá, nem uns nem outros. há pessoas que associam actividades profissionais e lojas (:D) ao seu blog e o usam como canal de comunicação e com certeza têm neles uma fonte de rendimento, mas que não é directa, ou seja, não são remunerados pelo simples acto de "bloggar" e aí não se pode considerar uma profissão. há blogs com muita qualidade fotográfica e de conteúdos, mas o volume de visitas talvez ainda não seja suficiente para se considerar este tipo de possibilidades.
se bem que eu vejo isto como uma situação a crescer no futuro em portugal, quando as marcas começarem a perceber que hoje em dia um blog influencia muito mais os leitores do que muitas das revistas do mercado. muitas de nós mulheres já compramos a vogue e apreciamos as suas produções fotográficas e as notícias do mundo internacional da moda, mas quantas de nós nos identificamos com essas revistas realmente? poucas, muito poucas.
os blogs têm essa capacidade, a da identificação. as pessoas leêm porque se identificam de alguma maneira, leêm quase porque "gostam" da pessoa que o escreve como se a conhecessem. é uma proximidade virtual, mas muito forte. e esta sensação de identificação tem muita mais força do que a leitura de algo que nos é completamente distante e que nos limitamos a contemplar, mas sem qualquer vontade de lhe "tocar".
e pronto, fica aqui uma pequena reflexão. não costumo apelar aos comentários, mas gostava de ouvir as vossas opiniões sobre isto. o que pensam dos "pro profit blogs"? o que mais gostam de ver e ler num blog? parece-vos que esta poderá ser uma profissão de futuro no nosso país? ou seremos eternamente pequenos demais?