quatro olhos | four eyes
pronto, lá devolvi ao legítimo dono a máquina fotográfica com as lentes, o tripé e toda a sensação de que poderia ser uma melhor fotógrafa. peguei na minha máquina compacta e já nada pareceu o mesmo. não tem aquele som do disparo, não pegamos nela com as duas mãos e não encostamos o olho ao visor, nem temos a sensação de entrar num pequeno cenário contornado pelo que o nosso olhar procura. também não existem milhares de factores por ver e perceber como a velocidade, a abertura, a sensibilidade, os brancos e mais não sei o quê. eu sei que as compactas também têm modos manuais e com coisas semelhantes a estas, 'but, who cares?'.
há ainda aquela sensação de que, ao carregar uma máquina que pesa uns bons gramas e que requer ser tratada com alguma consideração, a nossa única função é fotografar. é impossível ignora-la no fundo da carteira e tira-la apenas quando o momento pede, não, aqui quem pede é ela...pede que criemos o momento para ser eternizado dentro desta caixa preta que nunca mais nos deixa esquecer.
adeus.
os três erres
quando eu e a sandra começamos este projecto, uma coisa ficou bem definida entre nós: vamos fazer as coisas de forma estruturada e completa. ou seja, este não era um projecto para começar e acabar em pouco tempo, mas sim para crescer em muito tempo e por isso os seus alicerces e estruturas tinham de ser sólidos. criamos uma empresa e registamos tudo o que à mesma diz respeito, nomeadamente os nomes, símbolos e marcas que pretendemos usar.
o projecto de desenvolver as marcas e os produtos que de cada uma possam surgir ainda está na carteira, mas também saltará cá para fora a seu devido tempo. para já, temos a certeza que os nossos nomes são "próprios", e isso é o começo de uma nova etapa.
a lavar a cara | face wash
andamos em limpezas na loja de estar. que é como quem diz, a mexer no joomla e no shopify e ficar com os olhos em bico a altas horas da madrugada.
isto de ter loja com site e blog e mais mil páginas na internet requer um trabalho contínuo de actualização e de inovação e dá mesmo muito trabalho.
colocamos um menu dinâmico na entrada da loja de estar e um menu próprio para os saldos.
e para já é tudo que para mim já é demais e eu estou com sono! até amanhã.
tenho outra novidade para publicar, mas fica também para amanhã "que está perto demais":)
já agora, vão espreitar e deixem algumas opiniões que são sempre muito bem-vindas por estes lados!
lugar comum
eu, como milhares de outras pessoas, tenho aqueles pensamentos ridículos de "se eu ganhasse o euromilhões". enfim, se eu ganhasse o euromilhões provavelmente não faria nenhuma das coisas que imagino, e até teria destinos bem mais interessantes para dar ao dinheiro. mas para já, como isso não passa de uma visão superficial sobre uma realidade inexistente, dou por mim com estes "sonhos" perante cenários de burguesia decadente que rodeiam a zona onde habito.
a cada casa abandonada, tecto desabado, vandalismo generalizado, penso "se eu ganhasse o euromilhões, comprava isto e aquilo e fazia e acontecia".
o hotel mirassol, mesmo em frente ao mar na praia de miramar, é um edifício que me intriga. abandonado desde os anos 80, está em tal estado de decadência que julgo muito difícil de recuperar. soube entretanto que a salvador caetano tinha comprado o edifício e o terreno, mas que já tinha desistido de qualquer tipo de intervenção. não percebo, aos meus olhos, não haverá pela costa desta região terreno e hotel mais apetecível do que este para um investimento turístico, mas que sei eu?
o que eu sei, é que se este hotel fosse meu, pintava-o de branco, com janelas e portadas azul traineira, sem qualquer tipo de vedação ou separação da rua e do mar. plantava-lhe um jardim destes e instalava um mercado destes. com café/restaurante e horta particular, serviam-se pequenos almoços com cheiro a maresia e lanches com vento de nortada. na esplanada em frente ao hotel, umas cadeiras vermelhas como estas e um pequeno palco fariam as delícias de todos os que por lá parassem a ouvir concertos de pôr-do-sol e pianos matutinos. e eu, com um emprego daqueles que não vêm no jornal, trabalharia e viveria ao mesmo tempo sem distinguir a manhã da tarde, e a semana do fim de semana...
é que hoje estou muito cansada! cansada de esperar, por amanhã....
espreitar os saldos | take a peek at the sales
por aqui na loja de estar há alguns preços que andam a diminuir. venham espreitar!
candeeiros rie elise larsen, de base de madeira grandes ou pequenos, com fio de tecido ou apenas o abat-jour para aplicar noutras bases. estes candeeiros têm a particularidade de poderem ser montados de acordo com o gosto do cliente, ou seja, as bases, os fios e todos os abat-jours de papel podem ser trocados entre si e fazer combinações de cores e padrões diferentes.
---
at 'loja de estar' prices are going down. take a peek!
rie elise larsen lamps, large or small wooden base, with textile cable or just the shade to apply in other regular bases. these lamps have the unique property of being able to be assembled according to customer's taste, ie, bases, cables and paper 'abat-jour' can be exchanged between them and make combinations of color and patterns.
a música não pode parar | music can not stop
a próxima novidade na loja de estar só podia ser musical!
para breve...
---
next featuring at loja de estar could only be musical!
soon...
playlist
a pedido de muitas famílias resolvi publicar aqui a playlist do desafio "dá-me música":)
estávamos a ver se a playlist ficava completa para publicação, mas existem 3 músicas (vampire weekend - i think ur a contra, psapp - who knows my ohs, jana hunter - restless) que não conseguimos encontrar no youtube e por isso não está aqui na íntegra.
este desafio foi muito engraçado, primeiro ir recebendo e ouvindo as músicas que nos enviavam e depois imaginá-las no espaço e o ambiente que poderiam criar, bem como imaginar as pessoas que as propuseram. foram no total exactamente 100 músicas de propostas recolhidas no blogger e no facebook, sendo que, algumas pessoas se destacaram como verdadeiras "jukebox" (não é rita?).
para fazermos a escolha final começamos por fazer uma pontuação baseada em 4 critérios: espírito (encarna o espírito da loja de estar), "made me smile", surpresa (nunca me passou pela cabeça, mas porque não?), tra la la (de certeza que vamos servir às mesas a cantar esta música). depois dessa primeira selecção, a resolução dos "empates" técnicos foi mesmo feita com arranque de cabelos, estalos e arranhões! mas no fim, já sem fôlego, posso dizer que o vencedor foi unânime para os nossos quatro ouvidos:)
bem, a principal razão deste post, é mesmo para que a playlist fique disponível para todos, para que se possam divertir também a ouvir uns sons e imaginar se fossem vocês qual escolheriam (com certeza teríamos resultados muito diferentes)!
a todos, mas mesmo todos, o nosso muito obrigada!
and the winner is...
perfeito, nada melhor para este dia do que...."
espera...está alguém à porta:
tu? por aqui? tão cedo? entra...
queres um café? ok, vou fazer...ah, ainda não liguei a música, podes por favor pôr aí uma música para começar o dia, PEDRO???????
é isso mesmo, perfeita!
e o vencedor é mesmo o pedro lino com "sophie roux by lady danville".
depois de um fim-de-semana a ouvir 100 músicas em repeat, a verdade foi que esta, uma das primeiras a aparecer, conquistou-nos o coração:) fez-nos sorrir, encaixou no espírito do lugar, é nova e surpreendente para nós e estamos mesmo a pensar convidar a banda para a abertura da loja! (ok, mais uma coisinha para acrescentar à lista das "coisas para as quais vou mesmo ter de arranjar dinheiro").
obrigada pedro...para ti haverá uma cadeira especial e uma "jukebox" sempre à disposição!
ps: a loja de estar de tijolo ainda não existe, a não ser na nossa imaginação. isto porque temos causado alguma confusão em alguns leitores que me perguntam afinal aonde é a loja? é no 2ª canto direito, R/C do nosso cérebro:)
----
"... we need some music, without it there is no coffee, nor is there brain.
perfect, nothing better to this day than ...."
wait ... someone's at the door:
you? here? so soon? come on in ...
want some coffee? ok, I'm making some... oh, I've not had the time yet to turn on the music, could you please do it for me, PEDRO ???????
that's it, perfect!
and the winner is pedro lino with "sophie roux by lady danville."
after all weekend hearing 100 songs in repeat mode, the truth was that the first to appear, really got our hearts:) made us smile, fit the spirit of the place and is new and surprising to us and we're even thinking about inviting the band to the store opening! (ok, one more thing to add to my list of "things for which I have to get some money").
pedro ... thank you and you can be sure there will be a special chair and a jukebox just for you!
ps: the brick version of loja de estar does not really exist, except in our imagination. this is because we are causing some confusion on readers who ask me after all where is the shop? well, is the 2nd right corner, at ground level of our brain:)
o que é que a baiana tem?
desde que me conheço enquanto jovem/adolescente/mulher que uso lenços, turbantes, gorros e chapéus de forma contínua. aliás, para aqueles que convivem comigo, a fotografia acima é apenas mais uma versão dos "barretes" que teimo em usar.
gosto de turbantes africanos, lenços de viana, gorros XL, chapéus de abas e tudo o que serve para...como hei-de dizer..."adornar" a cabeça! (ok, já chega de pensamentos maldosos).
ao que usar lenços diz respeito, nem sempre é fácil encontrar o tecido certo, com o tamanho adequado e largura que permita fazer um turbante bem feito. quando há uns meses "esbarrei" com um molde de 1962 para fazer um turbante, fiquei histérica. é isto...é o que procuro há anos para tornar todo o processo mais simples e infalível. gostei tanto do resultado que decidi torná-lo um produto das raparigascomonos.
entretanto, enquanto andava no tenebroso processo de fotografar os turbantes (que teve um resultado nada bom, diga-se de passagem), comecei a pensar em quem iria comprar este fantástico produto e rapidamente conclui que não conheço ninguém, pelo menos nas minhas relações pessoais que use turbantes.
'well'...um produto destinado ao fracasso????? acho que não. afinal, de acordo com a sugestão musical que a rita publicou no meu facebook quando coloquei pela primeira vez esta foto:
"o que é que a baiana tem? tem graça como ninguém!"
turbante vermelho na loja de estar
turbante cinza na loja de estar
turbante azul na loja de estar
último dia | last day
hoje é o último dia do desafio musical. tem sido um prazer ouvir e conhecer tanta música boa e muita completamente nova para mim.
façam as vossas propostas. o concurso fica aberto até às 24.00 horas.
---
today is the last day for the music challenge. as been a pleasure to ear and get to know so much good and new music. make your entrance until midnight.
a cara por detrás do ecrã
hoje conheci pela primeira vez, ao vivo e em pessoa, alguém que apenas contactei pela internet e cujo blog costumo ler. há muitos blogs que leio há muito tempo e até algumas pessoas com quem realmente "converso" pela internet, mas nunca tinha conhecido efectivamente uma. e agora que há uma cara e uma voz por detrás do site, tudo faz mais sentido. e é muito engraçado aquela sensação de que "é uma pessoa normal como nós"...assim de uma forma simples e simpática. claro que a leitura do blog nunca mais vai ser a mesma, mas acho que vai ser ainda mais interessante, porque de repente tornou-se humana. enfim...acho que passo aqui tantas horas do meu tempo, que preciso de "ver" pessoas para além das ideias e dos gostos que são geralmente partilhados.
--- (mudança de assunto) ---
já cheguei (há muito tempo) à conclusão de que sou uma pessoa medrosa. já vivi algumas das situações mais difíceis que poderia ter imaginado sem nunca "cair" ou "desistir", e por isso criei aquela imagem de força. mas realmente não sou...sou assim um pouco medricas. o que fazer?
quero muito, mas muito "pegar na minha bicicleta e pedalar", mas estou assim como que na linha de partida à espera que um dos meus primos me venha empurrar com muita força para eu saltar a rampa e dar com a cara no chão....porque eu, por mim, parece que não ganho lanço...eh pá não sei....se calhar vou por um motor nesta coisa:)
ilustração da bicicleta de helena reis na loja de estar
gorro de laçadas das raparigascomonos na loja de estar
small
ando em arrumações...monto móveis, mudo coisas de sítio, organizo e arranjo. gosto...de mudar as coisas.
depois do natal ficou uma grande confusão com o material da loja de estar, e por isso andei a colocar tudo em prateleiras e a retirar algumas caixas, etc...enfim, não interessa (o que é que eu estou para aqui a divagar????)
isto tudo para dizer que no final, a loja de estar ficou toda aqui nas costas da minha cadeira ao longo de uma parede.
que pequenina é a nossa loja!!!!
e até que é bom, não pesa!!!!
escuro
tenho uma máquina reflex nas mãos, emprestada com tripés, lentes e tudo o mais....as fotografias, essas é que não saem grande coisa.
acho que isto precisa de muita prática até "afinar".
a teoria do "não penses, dispara" aqui já não se aplica bem, que isto da fotografia dá muito que pensar e ajustar e aproximar e afastar e focar...
my preccciiiiouuuusssss dress
compra do ano de 2009....
um belo e bonito vestido vintage!
até me dá gozo só de olhar...ai, ai, ai...coisas boas de ser mulher:):)
luz | light
para mim o ano começou assim:
lavado e com luz nova.
já li por aí que 2010 é um número engraçado.
a mim também me parece.