algumas (re)descobertas de 2009...

30.12.09





novos verdadeiros amigos
I found a reason - cat power

concretização
reduzir os medos e as hesitações
elephant parade
velhos bons amigos
ser mãe = coração cheio
paixão fotográfica
família
twodotwo
dar menos atenção a coisas e pessoas chatas
a minha outra casa
a nossa praia
at the hop
amor incondicional
woodwoolstool
saudades
villa augustus
poder de decisão
loja de estar
um vestido lindo vintage que acabei de comprar:)

e seriam muitas mais se eu tentasse fazer algum esforço de memória, mas como assim não é...volto quando me surgirem mais ideias!

nós vamos por aí...

put me in your suitcase
DSC_0051_edited-1
DSC_0054_edited-1

nós vamos pôr as malas no carro e dar umas voltas por aí!
boas festas de novo ano para todos.
novidades na loja de estar.

dá-me música

28.12.09
vestido
www.lojadestar.com
chão
quarto rosa paixão
freestyle garden

hoje acordei mais tarde do que o normal e levantei-me a uma velocidade relâmpago...acordar, preparar, vestir, escola...loja.
enfiei o vestido de ontem pela cabeça abaixo e quase não comi!
cheguei.
abro a porta gigante de madeira para a qual tenho de reservar forças especiais, é azul traineira e faz do nosso espaço o mais famoso da cidade, para uns pelas melhores razões, para outros nem por isso:)
está sol e as sardinheiras do jardim de trás já estão secas e a precisar de cuidados. tenho uma pilha de fotografias de crianças aplicadas em bases de plywerk para montar a exposição que começa para semana.
ligo a máquina do café e a de sumos, tenho de acordar e como a d. chega mais tarde vou preparar o pequeno almoço para a p. que chega daqui a pouco para os nossos concertos de rua.
ao fim da rua vem a s., ainda mais atrasada do que eu e com menos café no sangue...tem uma desculpa "cósmica" para o seu atraso e começa rapidamente a tirar as cadeiras alentejanas das mesas e a colocar as toalhas e a abrir as caixas de material novo que chegou para a loja.
na parede rosa paixão a luz reflecte de forma muito especial e aproveitamos para tirar umas fotografias. a s. traz as flores do mercado e eu preparo as mesas e arranjo os sofás e a apresentação da loja para o dia que começa.
ah...falta a música, sem ela não há café, nem há cérebro.
perfeito, nada melhor para este dia do que..................................................................................................................................................................................................

e assim está lançado o primeiro DESAFIO da loja de estar.
até ao dia 15 de Janeiro queremos que nos dêem música, ou seja, nos digam que música vai encher o nosso dia na nossa loja imaginária. uma espécie de banda sonora:)

para isso, devem enviar um link de uma música no youtube (ou noutro programa), com a banda sonora que escolheriam para a loja de estar.
temos 20 euros em compras (ou descontos) para oferecer na loja de estar à música escolhida.
para participar devem deixar um comentário aqui no blog, ou no facebook da loja de estar, com o link para a música.
após o dia 15 de Janeiro, vamos escolher a música com que mais identificamos a loja de estar e será divulgado aqui e no facebook o vencedor.
vá lá, toca a dar música!

(nota 1: por favor certifiquem-se que o vosso e-mail está visível na vossa conta do blogger e no facebook, ou então não se esqueçam de o deixar junto ao comentário)
(nota 2: fui confrontada com uma questão que não tinha pensado...se podem enviar mais do que uma música...podem!!!!)

---

today I woke up later than usual and got up at a lightning speed ... wake up, prepare, dress, school ... store.
put on yesterday's dress and hardly ate!
arrived.
I open the giant wooden door to which I must reserve special forces, it's painted in a ocean blue and makes our space the most famous in the city, to some for the best reasons for others not so much:)
it's a sunny day and the geraniums in the back garden are already dry and need care. I have a stack of
children's photographs applied in plywerk bases to mount the show starting next week.
I turn on the coffee machine and juicer, I need to wake up and as a d. arrives later I must prepare breakfast for p. that comes in a bit to our street concerts.
at the end of the street comes s., even later than me and with less coffee in the blood, with an "out of space" excuse for the delay and quickly begins to arranje the chairs and tables and open boxes of new material that that arrived to the shop.
the light reflects in the pink passion wall in a very special way and we take some photographs. s. brings the flowers from the market and I prepare the tables and sofas arrangements and presentation of the store for the day ahead.
ah ... no music, without it there is no coffee, nor is there brain.
perfect, nothing better for this day than ......................................... .................................................. .................................................. .................................................. ...

and so, here it is the first 'loja de estar' CHALLENGE.
until January 15 we want you to give us music, that is, you must tell us what music will fill our days in our imaginary store. a kind of soundtrack:)

for it, you must send a link to a song on youtube (or another program), with the soundtrack that you choose for 'loja de estar'.
we have 20 euros in purchases (or discount) to offer at 'loja de estar' to the music chosen.
to participate you should leave a comment here on the blog, or on loja de estar facebook, with a link to the music.
after the 15th of January, we'll choose the music we identify the most with 'loja de estar' and will publish here and on facebook the winner.
come on, give us some music to play!


(please note: your e-mail must be available at your blogger account or facebook account. otherwise, please leave it along with your message)
(note again: yes, you can send more than one music, if you want)

natal musical

27.12.09


por cá o natal foi bem musical com vários CD's a entrar para a nossa colecção...ainda bem, pois gosto de música em formato original e completo!
na loja de estar os últimos dias foram uma verdadeira azáfama e fui tentando adaptar-me o melhor possível a este fenómeno chamado de 'natal'. fenómeno ainda maior para quem tem uma loja, diga-se. são dias muito atarefados, muito embrulhos e pedidos de última hora que tentamos satisfazer. também a publicidade nestas alturas é algo de avassalador como experimentei e percebi pelos comentários de outras pessoas. no meio disto tudo, tentamos encontrar o nosso lugar, calmo e relaxado como as nossas papoilas merecem, e parece-me que foi um bom lugar:)
as novidades estão aqui, na parte de trás da minha cadeira, ansiosas por aparecer...em breve! para já, andamos a respirar fundo.

a todos que por aqui apareceram e desejaram de formas variadas um bom natal, fica aqui o meu contributo e desejo em forma de música..."be kind":)

---

Christmas around here was quite musical, as we received several CD's for our home collection ... and this was quite welcomed as I still love music in its original form and shape!
'loja de estar' last few days have been a real rush, as so I tryed to fit the best I could in this phenomenon called 'christmas'. phenomenon even greater for those owning a shop. last days were very busy, lots of packages and last-minute orders that we try to complete. advertising in these times is something I experienced as overwhelming and realyse it also from other people's coments. in the middle of it all, we try to find our place, calm and relaxed as our poppies deserve, and I think that was a good place:)
the news are here, in the back of my chair, eager to appear ... soon! for now, we are taken a deep breath.

to all visting me in these last few days and wishing merry christmas, here it is my musical gift and wish...be kind:)

porque está frio e é natal...

21.12.09

raio de sol, originally uploaded by silvia - raparigascomonos.

só apetece o raio do sol...
oooppps
um raio de sol :)
pelo menos que venha logo o bacalhau e os sonhos e a aletria e o ferrero rocher e o vinho quente, que isto do natal dá-me cá uma fome!

muita terra, muita terra...pfuuuuu

16.12.09

puuu, puuuu, originally uploaded by silvia - raparigascomonos.

nos últimos dias andei de comboio para os próximos 10 anos!!!!
entrei e saí de lisboa mais vezes do que alguma vez desejei.
como é bom estar de volta a casa.

a vida portuguesa no porto

a loja da vida portuguesa no porto é lindíssima. o lugar não podia ser melhor...é perfeito...perfeito!
mais um passo em frente do valioso projecto da catarina portas que aqui conta com a parceria da claus porto.
bom, muito bom.

buraco

14.12.09

Picture 010, originally uploaded by silvia - raparigascomonos.

6 horas de viagem num comboio.
3 horas a levar com o ar condicionado na cara e no corpo.
um frio de rachar.
uma constipação de cair para o lado.

vou ali atirar-me para o buraco e já venho.

fotografias antigas, porque não tenho condições para melhor...é triste, mas verdade.

dilema

12.12.09

nunca fiz um presépio cá em casa...primeiro porque não tenho qualquer convicção religiosa nesse sentido, depois porque não tenho nenhum gosto particular pelos mesmos.
agora com uma criança pequena que fica a admirar as decorações de natal na rua e nas casas, começo a pensar que se calhar tenho de arranjar uma forma de contornar a questão.

este presépio da dottie angel seria a solução perfeita, perfeita...lindo!

a rede | the net


rede, originally uploaded by silvia - raparigascomonos.

-
please scroll down for english -

se por vezes acho que passo demasiado tempo à frente do computador e nomeadamente na internet (cada vez mais), outras vezes acho que é aqui que encontro muitas das respostas às minhas questões e dúvidas existenciais:) sim, porque alguém algures no mundo com certeza já se perguntou ou pensou algo semelhante ao que eu me pergunto...básico, não é?

num dos blogs (swiss miss) que visito diariamente, no outro dia li isto:

"Career advice from Charlie Hoehn:

Therein lies the best career advice I could possibly dispense: just DO things. Chase after the things that interest you and make you happy. Stop acting like you have a set path, because you don’t. No one does. You shouldn’t be trying to check off the boxes of life; they aren’t real and they were created by other people, not you. There is no explicit path I’m following, and I’m not walking in anyone else’s footsteps. I’m making it up as I go.

(via kottke)"


lá está uma vez mais, a frase do filme "into the wild":
a carreira é uma invenção do século XXI

conclusão: gostava que o mundo parasse de me perguntar o que é que eu quero ser. ser, eu já sou...uma pessoa. fazer, faço o que me apetecer...mas faço...não se preocupem.

---


If sometimes I feeel I spend too much time in front of my pc and mainly the internet, other times I think that it’s here I find many of the answers to my questions and existential doubts. somewhere else in the world someone must already had the same questions as me… kind of simple, ah?

in one of the blogs (swiss miss) I visit daily, I read this the other day:


plywerk @ loja de estar

7.12.09





(todas as imagens são propriedade da plywerk à excepção da quarta a contar de cima que é da autoria de studio olivine | all images are from plywerk, with exception of fourth image which is from studio olivine )

é com um enorme orgulho que a partir desta semana a 'loja de estar' tem disponíveis os painéis da plywerk. provenientes de uma pequena empresa de três amigos em portland nos estados unidos, são o exemplo de que as boas ideias têm um espaço e mercado próprio. para além de ser um produto produzido manualmente de forma sustentável, estes painéis são a solução perfeita para usar em casa com fotografias, desenhos ou impressões, ou para servirem de suporte para artistas plásticos e fotógrafos em exposições ou como base de venda de trabalhos.
para além de nos termos apaixonado imediatamente pelo produto e pelo conceito, a forma de trabalhar desta equipa de pessoas, deixou-nos com a certeza de que assim, vale mesmo a pena estar no mercado e ser pro-activo e inovador.

"PLYWERK // sustainable photo mounting & bamboo art panels
supporting the art & photography community since 2007
handmade in Portland Oregon by real humans
Plywerk gives 30% more love then the next leading brand"
(statement by plywerk)


[english]

is with great pride that from this week 'loja de estar' has available the plywerk panels. from a small company of three friends in portland, united states, this is an example that good ideas have a space and market of its own. besides being an handmade product produced from sustainably harvested wood, these panels are the perfect solution for hanging photos, drawings or prints at home, or to use as support for artists and photographers in exhibitions or for commercial purposes.
besides being
immediately in love with the product and concept, the kind and friendly manners of this team of people, has left us with the feeling that, like this, is worth to be in the market in proactive and innovative ways.

"PLYWERK // sustainable photo mounting & bamboo art panels
supporting the art & photography community since 2007
handmade in Portland Oregon by real humans
Plywerk gives 30% more love then the next leading brand"
(statement by plywerk)

o mundo lá fora | the world outside


chuva, originally uploaded by silvia - raparigascomonos.

- please scroll down for english -

não sou uma pessoa extremista, de todo...não sou.
hoje estive a ver o filme (um pequeno excerto, diga-se) 'the 11 th hour', sobre o planeta e as alterações climáticas e tudo o mais que daí possa decorrer.
não achei o filme nada de extraordinário, mas aquilo que mais gostei foi do facto de ter várias declarações de peritos em diferentes áreas, e com opiniões diversas sobre o que "realmente interessa". gostei e partilhei da opinião de que o mundo não precisa que a humanidade volte às suas ditas "raízes", nem que deixe de fazer aquilo que já aprendeu a fazer, mas sim, que utilize toda a tecnologia e ciência para um desenvolvimento sustentável pensado e sentido por todos.
não acredito nessas "ondas" que pairam por aí, de que devemos isolar-nos num monte alentejano, sem água e sem luz, a comer raízes e o que a terra nos dá, para nos salvarmos, a nós e ao planeta da destruição massiva. os humanos não são o "monstro" tecnológico que chegou para destruir o mundo com as suas invenções e cidades. somos também animais, e o resultado da nossa existência faz, de certa maneira, parte da natureza.
o que eu acho que nos falta, a todos como indivíduos e como uma comunidade, é conseguir ver para além da nossa esfera, ou seja ver a "big picture". como um dos comentadores dizia, conseguir desligar o relógio que nos comanda nas acções mecanizadas de todos os dias e descobrir o que nos faz realmente sentir bem e felizes, dar mais de nós ao que e a quem amamos e reduzir aquela sensação de correr para ganhar e para ter...ter aquilo que não nos faz falta. é que para alimentar aquilo que não nos faz falta, produzimos e produzimos e depois, lá está, consumimos. o maior problema, é que neste ponto, a maioria de nós não sabe aquilo que lhe faz realmente falta, pois não?

a propósito disto, e já não tendo nada a ver com o assunto inicial, segue um link para uma entrevista com leo babauta, sobre ser minimalista, vale a pena ler...

---

I'm not an extreme person, at all ... I'm not.
Today I was watching the movie (a snippet, say) 'the 11 th hour' on the planet and climate change and everything else that may arise.
I did not find the film anything extraordinary, but what I liked the most was the statements made by experts in different areas about what "really matters". I shared the view that the world does not need humanity back to their so-called "roots" or to stop doing what he has learned to do, but, using all the technology and science for sustainable development thought and shared by all.
I do not believe these "waves" that hang out there, that we should isolate ourselves in an Alentejo hill, with no water and no light, eating roots and whatever the earth gives us, to save ourselves and the planet of mass destruction. humans are not the technological "monster" that has come to destroy the world with their inventions and cities. we are also animals, and the result of our existence is in some way, part of nature.
I think that what we lack, as individuals and as a community, is to see beyond our sphere, ie seeing the "big picture". as one of the experts said, being able to turn off the clock that drives our mechanical actions every day and find out what really makes us feel good and happy, give more of ourselves to what and whom we love and reduce the sensation of running to win and have... those things we don’t need. to feed what you don’t need, you produce and produce and then, get to the point of mass consume. the biggest problem is that at this point, most of us do not know what their needs really are, do we?

concerning this, and I warn you it has nothing to do with the initial subject, here is a link to an interview with leo babauta on being minimalist, is worth reading ...

goodbye my love

2.12.09


(fotografia original de rita pinheiro, boneco matilde beldroega comercializado na loja de estar)

depois de uma súbita paixão quando pela primeira vez o vi, a minha adoração por ele estava já consolidada. tem este ar de "pseudo-intelectual", umas calças de grande estilo e aquela barba com a gravata vermelha davam-lhe aquele 'look' de "acordei e vesti o que me apareceu à frente, mas mesmo assim tenho muito estilo". para além disso, ficava aqui a fazer-me companhia nas noitadas de trabalho e com um ar de "tira a mão do queixo, não penses mais nisso, a gente vai continuar" que me mantinha sempre motivada e com energia.
ai, ai, o que vai ser de mim agora sem o meu "homem"??? (o de carne e osso que me desculpe, mas as mulheres têm destas coisas)...
vai viajar para o outro lado do mundo (são francisco) e ainda por cima vai aterrar nos braços de outra mulher.
jamais te esquecerei (só me esqueci foi de lhe dar um nome) "homem das barbas"!!!! como tu não haverá igual!

[english]

after a sudden passion when I first saw him, my love for him was already in my heart. with this look of pseudo-intellectual, trousers of great style, that hard-rock beard and red tie gave him that 'look' of "I woke up and dress what came across me, but still I have lots of style". moreover, he was here to keep me company in the hard work evenings with a good vibe in it that kept me motivated and energized.
oh, oh, what will happen to me now, without my "man"?? (my apologizes to the real man, but women have these kind of things) ...
he will travel to the other side of the world (san francisco) and will land in the arms of another woman.
I'll never forget you (just forgot to give you a name) "bearded man "!!!! as you, I will never find another!

está tudo bem | everything is fine

praia de invernoa passos largosestá tudo bem

hoje acordei bem tarde (leia-se para quem tem crianças pequenas), com o frio e o cinzento do céu a apresentarem-se como cenário e uma pequena criatura a pedir repetidamente "paia" (praia). estranho? talvez, mas a verdade é que qualquer dia ela vai mais vezes à praia no inverno do que no verão. e lá fomos, com o frio e o vento como só na costa norte de portugal se sente, de casacos e orelhas frias, mas lá estava, o mar...a praia...a areia...as gaivotas. para ela "a praia". e ela é que está certa, é uma bonita praia:)

ultimamente ando com vontades, de viajar, de passear, de fazer "cenas"...de...sei lá do quê. mas são aquilo a que eu chamo de "falsas" vontades, aquelas que desenvolvemos na nossa cabeça, mas que na realidade nem se querem assim tanto.
isto porque, por aqui é que se está bem...mesmo bem. e para o ano, quero que as coisas sejam exactamente como são agora, porque "até agora, está tudo bem"...

[english]

today I woke up very late (for those with small children), with the cold and gray of the sky as a background and a small creature asking repeatedly "paia" (beach). strange? perhaps, but the truth is that someday she will have gone to the beach more times in winter than in summer. and there we went, with the cold and windy as only the northern coast of portugal can be, coats and cold ears , but there it was, the sea ... the beach ... the sand ... the seagulls. to her "the beach". and she is so right, it is a beautiful beach:)

I'm lately with wills to travel, sightseeing, to do stuff ...I do not know what, just stuff. but I belive they are what I call "false" desires, those that we develope in our minds, but in reality don't even want it that much. because, here is where it feels good ... really good. and next year, I wish things to be exactly as they are now, because "until now, everything is fine" ...