a escolha

30.8.08

a escolha, originally uploaded by rapariga como eu.

todas as cores são belas.
todas as formas são boas.
todos os suportes são adequados.
resta decidir o formato.

bernard villers

estamos a pensar mudar de casa

25.8.08

Tumblr 3.0 Dashboard, originally uploaded by camh.

as raparigas deste blog estão a pensar mudar-se para o tumblr...
os templates têm um design fantástico, o conceito é muito interessante - "If blogs are journals, tumblelogs are scrapbooks" - as fotografias ficam muito melhor, os textos também, tem funcionalidades próprias para fazer citações, links, diálogos, etc.
confesso que estou um pouco farta do blogger, para pessoas como eu que não percebo nada de programação, tendo por isso de me restringir aos templates disponíveis, fico muito desiludida com as opções e com a falta de inovação!
as dificuldades:
- não dá para fazer os posts no flickr
- não é possível importar o blog actual para o novo
- não tem gestor de comentários
aqui as raparigas estão a pensar, a pensar, a pensar...
se por aí alguém já tiver experimentado e tiver uma opinião, nós agradecemos:)

colorindo


colorindo, originally uploaded by rapariga como eu.

estou maraviilhada, com os meus 17 lápis novos na mão...gosto do cheiro, das cores, da textura, dou por mim a colorir quadradinhos como se tivesse 10 anos!!!!

e o vencedor é...

20.8.08

My creation, originally uploaded by rapariga como eu.

já há muito tempo que pensava em fazer um ranking de blogs, os meus favoritos, os que leio sempre, mas na verdade nunca consegui organizar isso de uma forma conclusiva...mas hoje apetece-me dar prémios (morais) e congratular os blogs que leio com uma referência à sua existência na minha vida.
isto porque sou uma leitora assídua, mas na maioria dos casos silenciosa.
assim cá vai, de uma forma desorganizada e com critérios que são apenas "os que me apetece", a minha lista:
- ideia original - 3191 - quem me dera ter tido esta ideia, é mesmo genial...duas pessoas, duas casas, duas fotografias, todos os dias do ano. e as fotografias diga-se são muito boas!
- melhor template design - nouss nouss - gosto da imagem, da arrumação, do facto de as fotos serem muito grandes, gosto.
- melhores bonecos - matilde beldroega - porque sim, são realmente as bonecas mais bonitas de toda a blogosfera:)
- melhor fotografia - liivian talossa - não percebo nada do que ela diz, mas adoro as fotografias;
- melhor produto de loja - marta mourão
- melhor "mum blog" - passeai flores - gosto da visão algo sarcástica sobre este papel já tão visto na blogosfera, faz-me rir
- melhor blog de um homem - vida de casado - rir, rir, rir
- melhor blog sobre design - design sponge
- melhor blog sobre decoração - decor8
- melhor blog do dia-a-dia - folhagem vermelha
- o blog com que mais me identifico - nouss nouss - gosto dos assuntos, dos links, das opiniões, só é pena os posts serem tão espaçados!
- o blog que leio há mais tempo - rosa pomar
- as imagens mais coloridas - yarn storm - confesso que não me identifico nada com os textos e abordagens da vida quotidiana que ela faz, talvez por sermos de idades diferentes, mas gosto muito das fotos, principalmente pelas cores.

para além destes há um sem número de outros que leio com regularidade e muitos estão na lista aqui ao lado. gosto de blogs que abordem coisas variadas, que não sejam meras lojas ou sítios de receitas, mas que também não se transformem em novelas da vida privada, gosto de escrita inteligente, gosto de alguma "acidez", gosto da difusão de ideias. principalmente e mais do que tudo, gosto das fotos!
e muitos parabéns aos vencedores!!!!

os saldos, dos saldos, dos saldos...


camper, originally uploaded by rapariga como eu.

é uma alegria quando chega esta altura do ano, com os saldos já a acabar, descontos de 50 e 70 % nas lojas e ainda conseguimos "resgatar" coisas que gostamos...
foi o que me aconteceu! lá estavam eles, o último par e do meu número...que sorte, hein????
comprei logo, e os 30 euros que dei por eles era pouco, tendo em conta que estamos a falar de uns camper!!!! sim, aquela marca que muita gente gosta, mas que custa os olhos da cara.
no caminho para casa, vinha a pensar..."ora, estas sapatilhas, tão simples, de pano, sola branca e um elástico a prender, já estiveram a mais do dobro do preço! será que isso faz mesmo sentido? não...nós é que somos "comidos" por esta e outras marcas, ditas de qualidade! porque uma coisa é certa, mesmo nos saldos, dos saldos, dos saldos, a loja que os vendeu ganhou dinheiro, e a empresa que os produziu também. agora basta fazer o exercício de qual será a margem de lucro destes produtos!!!! inacreditável, não é?

alguém que meta mão nisto!!!!

18.8.08

PORTO, originally uploaded by ruigualberto.

hoje fui ao porto e para pena minha esqueci-me da máquina, mas por sorte encontrei no flickr exactamente o que precisava...uma foto desta loja!
para quem é do porto ou por lá anda com certeza que se lembra daquelas duas lojas logo a seguir à machado joalheiros, uma era uma loja de papel de parede muito antiga e a outra de casacos de pele. ambas as lojas eram lindíssimas, pela sua arquitectura e design, sendo que esta última tinha uma decoração de conto de fadas, com candeeiros imponentes no tecto, talha dourada nos armários, chão de madeira, etc, etc...
a loja do papel de parede lá foi para as mãos de um chinês qualquer, que em meia dúzia de dias transformou aquilo num galinheiro de plásticos e luzes néon:(
hoje resolvi ir espreitar a loja dos casacos de pele, pois lembro-me que tinham modelos dos anos 60/70 líndissimos com cortes fantásticos, na altura não me atrevia a lá entrar por causa dos preços, mas agora isso não me incomoda nada...e lá fui eu...
qual não é o meu espanto quando chego e verifico que ao todo só haviam para aí 20 casacos, o mobiliário e espelhos estavam encostados às paredes, as montras tinham umas aplicações de chão e parede a imitar pedra, mas em plástico, do mais foleiro que se pode ver, e, lá dentro num dos armários de talha dourada, sentado, um sr. a ler o jornal.
entrei...
- boa tarde!
- só tem estes casacos?
- sim, são os restos que estão aí nesse cabide.
- vão fechar?
- não, vamos mudar de ramo.
- ai sim? para o quê?
- venha para a semana e já vê
(nota: quem se ilude que os comerciantes velhinhos que estão nas lojas são muito simpáticos e prestáveis, engana-se redondamente. geralmente, para as pessoas com ar jovem e de poucas posses como é o meu caso, são de uma antipatia congelante, acho que estão sempre com medo que lhes roubemos alguma coisa!)
- não me diga que vão tirar tudo o que aqui está dentro? (digo eu a olhar para os fantásticos espelhos e mobiliário)
- venha para a semana e já vê!!!!
(desloco-me para ver os casacos de homem)
- esses casacos não são para si, são de homem
- eu sei, boa tarde

começou a irritar-me o homem e saí já sem pena nenhuma dele e até a pensar, "com essa simpatia não admira que o negócio não te corra bem"

enfim, fora a triste cena do comerciante, tenho a certeza que vão fazer daquilo outra loja dos chineses!!! não acredito! não haverá por aí alguém que tenha ganho o euro milhões e queira deitar mão a estas coisas??? já não falo da câmara, mas alguém rico???
a rua 31 de janeiro, outrora rua de santo antónio, já foi uma das ruas com as lojas mais chiques do porto, hoje é de fugir! depois chegas ao cruzamento com a santa catarina e a loja da esquina, que também já foi digna de espanto...fechada...sem nada lá dentro...sem ponta do glamour de outros tempos...e olhas para a direita, e vês o cinema águia d'ouro a cair, no qual alguém escreveu a vermelho "e tudo o vento levou"...
pois é, e tudo o vento vai levando nesta cidade linda de morrer, com tantos edifícios e lojas a serem perdidos no esquecimento e no abandono!
não há por aí alguém interessado em meter mão nisto?

já agora, se alguém ler este post e para a semana se deslocar para esses lados do porto, por favor tire uma foto ao belo serviço que eles vão fazer da loja e mande para aqui...apenas para sabermos se os chineses ganharam de novo ou se o "puorto" ainda se vai conseguir manter de pé!

welcome to the jungle

17.8.08

welcome to the jungle, originally uploaded by rapariga como eu.

apetece-me fazer um post que contrabalance toda a "cor de rosisse" que paira sobre a blogosfera, principalmente a feminina!
todas nós, de alguma maneira temos tendência a mostrar o belo e romântico das nossas vidas, de uma forma mascarada que até para quem o faz começa a resultar...a vida parece bem melhor no blog do que na realidade:)
mas confesso que às vezes me canso de ver as belas flores que crescem no jardim de umas, o quanto ecológicas outras são, as fantásticas mães cheias de princípios e conhecimentos sobre os seus rebentos, os pães feitos em casa, os belos bolos cheios de cor e que apetece trincar, enfim, poderia continuar a falar aqui de um sem número de coisas que fazem com que chame este mundo de "cor de rosisse"...não o repulso, inspira-me todos os dias e ajuda-me a olhar de uma forma especial para as pequenas coisas, dando-lhes muito mais valor e sendo por isso uma pessoa mais satisfeita e feliz!
mas eu tenho dias...e hoje é dia não...
por isso, sejam bem vindas à selva:
- no meu jardim reinam as ervas daninhas com as quais aprendo a conviver pacificamente;
- não me inclino para retirar nenhuma delas, apenas porque sou demasiado preguiçosa para isso;
- rogo pragas todas as manhãs quando tenho de fazer a "sopinha" da minha filha, sinto que estou no episódio do seinfeild do "soup nazy"..."no soup for you" lembram-se?
- quando vou ao supermercado buscar os legumes para a sopa, prefiro sempre os que vêm embalados...se para além de tudo ainda vou lavar folhinhas, rebento;
- não sei nem quero saber cozinhar...quando é que vou ter dinheiro para pagar a uma cozinheira?
- gosto muito de estar com a minha bela filha em casa, mas sinceramente sinto-me uma sopeira! quando saio à rua, se levo a minha filha direcciono todas as atenções sobre ela, pois é linda com belos olhos azuis e pestanas longas e assim ninguém repara que eu ganhei um problema de pele na gravidez, que ainda não passou, com o qual pareço uma adolescente com borbulhas na cara e rugas nos olhos, os meus braços estão flácidos e não há uma fotografia desde que fui mãe que se aproveite!
- a boganvília da minha casa está a cair e risca os carros quando passam em baixo...no outro dia fui lá cortá-la!!!! e deixei o lixo no chão!!!!! até hoje...
- o caixote do lixo e os ecopontos cá de casa transbordam, é muito bonito separar o lixo, mas depois é preciso ir levá-lo...não há paciência...quando é que a empregada volta?
- tenho uma máquina de costura que me foi oferecida devido aos meus potenciais dotes criativos, só é pena nunca a ter usado;
- nas horas em que adormeço a minha filha ao COLO...sim, eu adormeço a minha filha ao COLO, porque não conheço outro método! vejo os programas mais estúpidos da televisão...
- a roupa da minha filha está cheia de nódoas da comida...eu sei que existem tira nódoas, mas também sei que daqui a um mês ela já não vai vestir aquilo, "so, who cares?.."
- meto a máquina a lavar mesmo com pouca loiça, porque cheira mal!!! eu sei que é pouco ecológico, mas cheira mal!
- não sei como é que algumas pessoas aguentam, mas estar em casa significa arrumar a cozinha 34484849 por dia, lavar e passar roupa outras 3383738393 vezes e o dia passa num instante, e não sabes para onde foi...para além disso, o ar de sopeira é algo inevitável, quando estás em casa e tens um filho que vomita no teu ombro 10 vezes por dia...
- ia fazer aqui mais um grando ponto "raivoso" mas decidi deixar para um post específico, num outro "dia não" específico...por hoje chega

e no fim, ela mostra aquele par de gengivas perfeitos, num sorriso como não há igual, e tudo voltam a ser rosas de novo, no nosso pequeno mundo perfeito...com a duração de alguns segundos que guardo na memória até ao próximo momento perfeito...

para ti...

14.8.08

caracol...

13.8.08

image #13.jpg, originally uploaded by designspongeshop.

com a casa às costas...
quando vi esta casa aqui, não pude deixar de me apaixonar por todos os pormenores fantásticos que tem e pela vida que nos consegue contar em cada recanto. mas o que mais me surpreendeu, foi perceber que os donos carregam esta casa "às costas" para onde quer que vão! desfazem-na em pedaços e depois montam tudo outra vez, fantástico, não????
mas também as há num formato mais moderno...simples...prático e económico (isso já não sei!), o projecto é "local", daqui e quando o conheci numa feira de inovação, fiquei logo a imaginar um terreno "em bruto", do género uma ruína, uma planície alentejana, na areia, etc, e a minha casa ali plantada! depois, quando fossem horas mudávamo-nos para outro local, mas com a casa às costas, não era giro?
atenção, não sei se nada disto é realmente verdade, mas acho que sim! o futuro está aí e não faz sentido termos de nos sujeitar a constructores que levam anos a fazer uma casa, ultrapassam em 200% o orçamento e ainda não conseguem fazer dela aquilo que imaginamos! com o moby é bem mais fácil, montamos a casa na internet, compramos, e depois entregam-na no sítio combinado!

a gosto

12.8.08

barco boador, originally uploaded by rapariga como eu.

não gosto...estão todos de férias para algum lado, não se passa nada de interessante, a blogosfera está a dormir:(((
para além disso a minha corda estica enquanto o tempo encurta...para o dia, em que lá vai começar uma nova fase...trabalho para mim, escola para ela!
sinto-me com a corda ao pescoço...a esticar, a esticar, a esticar!

comércio de rua


comércio de rua, originally uploaded by rapariga como eu.

desde criança que sempre achei que ter uma loja era uma coisa muito boa...
pensava que dava muito dinheiro e que as pessoas não tinham de trabalhar tanto como os meus pais que trabalhavam em empresas, para além disso, podiam levar os filhos para o trabalho.
à parte os mitos de criança, hoje em dia questiono-me frequentemente...como será?
na crise em que estamos todos dizem que não dá, não é viável, com os shoppings e tudo o mais, o comércio de rua está perdido!
por outro lado vejo lojas a abrir em todo o lado com produtos caros e com pessoas para os comprar...
mas também vejo as lojas dos chineses, dos 99 cêntimos e da maior foleirada sempre a abrir e nunca a fechar...
acho que a maioria dos donos de lojas nem sequer se sabem actualizar, não vendem on line, não têm horários adaptados à realidade de hoje em dia, e poucos trazem produtos muito originais e de bom gosto!
esta bela loja da fotografia, era de um sr. já muito velhinho e ainda tinha o telefone no canto para as pessoas usarem...e agora eu pergunto: "como é que este sr. se aguenta?"
nota importante: quando me viu a tirar fotos à sua lojinha, apressou-se a fechar-me a porta na cara...será que pensou que eu era da ASAE????

colo

10.8.08

sling, originally uploaded by rapariga como eu.

"não se deve dar colo demais às crianças que ficam mal habituadas"
qual a jovem mãe que não houve este tipo de conselhos das outras mães mais velhas e experientes????
eu não quero saber disso para nada...passo a vida a dar colo à minha filha:)
pudera, a minha mãe também passou a vida a me dar colo...ainda me lembro de lá estar e já não tinha nada de criança, já só a cabeça cabia e ainda assim recebia um bom colinho cada vez que me desiludia com a vida!
e cá ando...não tenho nenhuma deficiência física, não fiquei excessivamente mimada, encarei a vida de pé (não no colo de ninguém)...ah! e mais importante de tudo...consigo adormecer sozinha!

borboletas fora da barriga


borboletas, originally uploaded by rapariga como eu.

estudar fora de horas


café biológico, originally uploaded by rapariga como eu.

a escola passou muito rápido e foi levada com grande facilidade e descontracção. estudar nunca foi um problema para mim, e a escola era o sítio onde tudo acontecia, de onde só trouxe boas recordações.
já da universidade não posso dizer o mesmo, pois foi tirada a ferros. valeram os amigos, as noitadas, as festas e viagens para aliviar a sensação de estar no sítio errado à hora errada, mas nunca ter descoberto o caminho certo...claro que um curso é sempre uma ferramenta, e o saber nunca ocupou lugar, o meu problema não é espaço que este ocupou, mas sim o que não foi preenchido por outro tipo de conhecimentos que hoje gostaria de ter.
sem querer parecer muito velha, mas tenho a nítida sensação de que no meu tempo de escola não haviam tantas opções de estudos como há hoje. as escolhas vocacionais eram bem menos, e para quem não vivia na cidade, ou seguia humanidades ou ciências e ficava-se pelas escolhas que estas depois permitiam. não admira que agora andem para aí professores aos pontapés, economia ou gestão não tenham saídas e os arquitectos estejam a ocupar os lugares dos desenhadores.
bem, tudo isto para dizer que há um sem número de cursos que eu faria apenas por prazer...sem dificuldades ou dores de barriga, apenas pelo simples gozo de aprender, experimentar, brincar...
apesar de tudo não tenho o desejo de voltar atrás no tempo e fazer de outra maneira, pois só sou o que sou porque segui este caminho e não outro. e eu gosto do que sou:)
o que gostava realmente era de poder estudar mais ao longo da vida, experimentar diferentes profissões, ser uma espécie de camaleão da vida profissional...não acredito que alguém seja feliz a fazer a mesma coisa a vida toda, e penso que as pessoas são seres evolutivos, que se transformam ao longo da vida e que em diferentes idades, diferentes profissões farão sentido!
eu é que já não estou a fazer muito sentido.
isto só porque vou andar a fazer uns desenhitos durante uns dias e estou completamente excitada!

simples

9.8.08

one fine lady

5.8.08
(imagem original do site velorbis)

quem estiver atento, decerto já percebeu que no último mês já fiz uma série de posts sobre bicicletas. até parece que sou uma grande adepta e que ando na minha todos os dias, o que não é de todo verdade.
mas acho estes modelos clássicos muito lindos e gosto de ver o blog http://www.copenhagencyclechic.com/ pelas belas imagens das pessoas com as suas bicicletas na cidade.
esta é uma realidade que não há por cá e talvez por isso me fascine. até já tenho copenhaga como uma cidade a visitar, só pelo fenómeno das bicicletas:)
esta empresa, fá-las muito bem e em modelos dignos de registo!

na minha mesa

4.8.08

na minha mesa, originally uploaded by rapariga como eu.

deixaram-me esta proposta.
ainda estou para ver quais os desenhos animados que a minha filha vai escolher! claro que lhe vou tentar impingir os meus, mas sei que na idade certa ela vai fazer escolhas bem diferentes e eu lá terei de aceitar...só espero que não seja o Noddy!



do outro lado do espelho

3.8.08

do outro lado, originally uploaded by rapariga como eu.

o vazio toma o meu lugar...